quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Moda dos anos 80: A Década das Cores

Hoje vamos falar sobre a década de oitenta. Consegui encontrar imagens que mostram como a tendência daquela época, influenciou a moda atual. O post está bastante ilustrado, e dá pra perceber uma enorme semelhança entre as imagens, mesmo sendo de épocas bem diferentes. Até agora foi a década mais parecida com as tendências atuais!


Suspensórios e gravatas coloridas não faltavam no guarda-roupa dos adeptos ao estilo "yuppie" (jovens workaholics empenhados na conquista de seu primeiro milhão antes dos 30 anos). Isso não te lembra Chuck Bass?

O vestuário das mulheres que ingressavam no mercado de trabalho, era representado por roupas com cintura e cós altos, ombreiras exageradas, ao lado de pregas e drapeados, usados durante o dia ou à noite.

Os tailleurs com ombreiras proporcionavam uma aparência poderosa e realinhada. Os vestidos valorizavam a silhueta feminina, com cintura marcada, saias balonê e mangas bufantes ou "morcego".

Mais de duas décadas se passaram do surgimento do estilo "New Wave", com penteados extravagantes, peças em cores cítricas, chamativas e fosforescentes usadas em conjunto, numa mistura alegre e vibrante (descobriu de que época é a moda do cabelo colorido?). Altos topetes são exemplos de tendências daquela época. O gel para cabelo "New Wave" tinha uma cartela de cores vibrantes e era muito utilizado pelos jovens.

Michael Jackson influenciou com suas jaquetas coloridas, extravagantes e em material sintético, com muitos zíperes, e roupas que lembravam fardas militares, sempre com muito brilho.

Madonna, com muita renda, faixas de tule na cabeça, pérolas, crucifixos, ombreiras, minissaia sobre legging, meia arrastão, maquiagem pesada com olhos bem pintados e batons em cores vivas, cabelos cuidadosamente despenteados, armados, cacheados e na altura dos ombros, num visual rebelde/chique.

Nos garotos, gola alta (às vezes uma simples camiseta), blazer escuro por cima, aberto e o Ray-Ban tradicional (produto de sucesso na época).

Houve o boom da ginástica aeróbica, com muita lycra, collants e polainas (usadas como acessórios casuais). O uso de faixas (ou bandanas) na cabeça virou febre. Cazuza e Xuxa tinham a faixa na testa como sua marca registrada.


O moletom sumiu das academias e o tênis foi consagrado o "calçado para todas as horas", trazendo de volta calçados baixos, como mocassins e multicoloridos.

8 comentários:

  1. Amo! Adoooro roupas com cintura alta, vestidos que valorizam a silhueta, jaquetas coloridas... Adorei o post. Já respondi sua pergunta no blog, tá?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. droga de internet... não esta carregando as imagens aqui T_T
    logo na década mais legal... buaaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, Amy. As fotos desse post estão ótimas, tá cheio de ilustrações ;)

      Excluir
  3. Nossa que post legal, adorei as imagens, muito legal como estão as coisas, como se inspiraram em outras né? beijoos

    http://aboutbrendalima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as modas de antigamente são as mesmas de hoje em dia :)

      Excluir
  4. Apesar de ter vivido esta época e ver a minha mãe e as roupas, não gosto muito, acho estranha muito misturada, não deixa de existir peças legais como as calças de cinta alta,mas ainda assim é estranha rsrsrs otimo post!

    kalyne/misturaquedacerto.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...