quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Post Extra: Blogueiras Iniciantes


Semana passada uma leitora, me pediu um post para que blogueiras iniciantes possam encontrar dicas, e sugestões para o blog ter um conteúdo legal, e consequentemente bastante visitas e leitores. Eu sinceramente não me vejo com toda essa marra, para dar dicas à iniciantes, mas é claro que com algumas noções básicas do que ter ou não ter num blog, você consegue chamar atenção das pessoas para o que está apresentando como conteúdo. Então pega a caneta e o papel, pra começar a anotar!

Titulo do Blog

Vamos começar literalmente pelo começo certo? A primeira coisa a pensar na hora de fazer um blog, é o nome! Já me perguntaram como escolhi esse titulo para o D&E, e o que me inspirou. Na verdade eu não lembro como o nome surgiu, mas quem lê meus textos, sabe que uso muitos adjetivos, então misturei algo girlie com uma coisa mais pesada, ou seja, pelo titulo do blog você percebe que quem escreve, é tão cheia de defeitos quanto de qualidades. Essa é a ideia que tentei transmitir com esse nome!

Dica: Tentar passar para as pessoas todo o conteúdo do blog, através do titulo. Se você vai falar de moda, pode criar um nome com roupas que estejam em alta, tendências e etc... Se for falar de esmaltes/unhas, pode incluir no titulo o nome do seu esmalte favorito. E por ai vai, o que realmente vai contar é a sua criatividade!

Importante: Não é recomendável que escolham títulos em inglês, ou outras línguas. Se o nome é americano, quem encontrar o link do blog, pode pensar que o conteúdo também está em outro idioma, e como nem todo mundo entende outras línguas, podem acabar deixando de visitar! Afinal, quantos sites você desistiu de abrir, por não entender do que estavam falando? Pode parecer besteira, mas é importante que você pense em tudo o que pode impedir seu blog de receber mais visitas.

Layout

Muita gente me pergunta "Como fez isso no seu blog?", "Como colocou aquilo?", "Eu quero um também", e o pior de todos "Como faço para ter um blog igual o seu?". Pelo amor de Deus meninas, em momento nenhum da vida de vocês, percam tempo copiando algo que não saiu da cabeça de vocês, sério! Eu chego a me sentir lisonjeada por saber que as pessoas gostam do meu blog, e querem ter um parecido... mas garanto que com criatividade, vocês conseguem fazer algo até melhor do que queriam no começo. Desde o início, quando criei o D&E, fiz todo o possível para não chegar nem perto, dos layouts de blogs famosos que costumo visitar. Fiquei tão cismada com isso de cópia, que cheguei a comparar outros blogs com o meu, para me certificar de que não havia nada parecido. É super importante que você se afaste de qualquer "semelhança" que possa lhe causar problemas. Pode ser dificil de acreditar, mas o que mais se vê na blogsfera, é blogueira brigando com blogueira, ou até mesmo leitoras arranjando encrenca por cópia ou coisa parecida. Evite isso para o bem do seu blog!

Dica: Em todos os diversos casos, de meninas que vem me pedir conselhos, a sugestão é sempre a mesma! Faça com que seu blog seja a sua cara; não entendeu? É simples... sabe quando você assiste aquele filme com uma adolescente que parece muito com você, e vive a história que você queria viver? Então... transforme seu blog nessa história! Você não pode ser a atriz principal do filme, mas pode comandar um mundo totalmente diferente no seu blog. Se você gosta de borboletas, distribua algumas asas no fundo da página. Se vai falar sobre make, um batom desenhado vai chamar atenção das leitoras. E se você prefere um estilo mais rocker, porque não optar por um jogo de cores mais escuras, ou uma foto da Taylor Momsen com aqueles olhos super pretos? Como sempre, o que vai contar é a sua criatividade.

Importante: Assim como o título, é importante que o layout também passe uma ideia, sobre o que está sendo apresentado no seu blog. Dependendo da sua ideia de layout, você vai precisar ter uma certa experiência com html para deixar seu blog bem personalizado. Mas não se preocupe, se você não entende muito sobre os códigos, pode pesquisar tudo o que precisa, existem milhares de tutoriais espalhados pela Internet, onde pessoas que entendem sobre o assunto, te ensinam de maneira bem detalhada como usar as ferramentas.

Postagens

Como todo mundo sabe eu dou conta do D&E sozinha, para isso elaborei uma agenda, onde cada dia da semana posto sobre determinado assunto. Essa é uma forma mais organizada de postar e não perder a cabeça, já que posto sobre vários assuntos, nem sempre é fácil trazer novidades para as leitoras. Mas se você não tem paciência para seguir uma rotina com uma agenda, ou se não entende de muitos assuntos para postar no seu blog, você pode pedir a ajuda de uma amiga que entende de determinado assunto. Se você fala de moda, duas ou três vezes por semana ela pode te ajudar, escrevendo um post sobre make! Esse é um jeito fácil de proporcionar aos seus leitores, uma certa variedade de posts, muitas blogueiras que precisam dar conta de trabalho/estudos, acabam contando com a ajuda de pessoas que mantém o blog com posts fresquinhos todos os dias.

Dica: Um diário virtual é totalmente diferente de um blog, onde você pretende ter sucesso e chamar atenção das pessoas. Então se você pretende escrever suas histórias, e tudo o que acontece na sua vida, é bom estar ciente de que nem todo mundo vai ter paciência para ler o que aconteceu no decorrer do seu dia.
Uma técnica que eu uso bastante, e pode ajudar qualquer iniciante, é postar no seu blog o que você gostaria de ler em qualquer outro site. Se você está curiosa sobre determinado assunto, mas não encontrou em blog nenhum, pesquise, leia sobre, entenda e leve essa informação aos seus leitores. Normalmente o que interessa ao dono do blog, interessa também a quem lê! Uma vez que o titulo e o layout do seu blog tem a ver com o conteúdo, uma garota que se identificar com a carinha do seu blog, vai se interessar também pelo que vai ler. Isso não quer dizer que você seja obrigada a postar apenas sobre moda e maquiagem, se você escreve bem, postar seus textos também é uma boa pedida. Já imaginou uma frase de um texto seu, no twitter ou no sub nick de alguma leitora?

Importante: Se você quer reconhecimento, é necessário primeiramente comprometimento. Minha melhor amiga vive me dizendo, que não teria a mesma dedicação que eu tenho com meu blog. Então se você quer que as visitas aumentem diariamente, precisa postar coisas novas diariamente. Se você quer seguidores e comentários nas suas postagens, é importante visitar outros blogs e comentar. Dessa forma você não só divulga seu trabalho, como também tem chance de fazer amizade com alguma blogueira já experiente, e futuramente haver uma parceria entre vocês! Isso acontece bastante.
Se você é do tipo preguiçosa, que no feriado não pretende levantar da cama, é bom saber que isso pode influenciar nas suas visitas! Um dia sem postar, você vai perceber de longe, o quanto o número de visitas caiu. Então se você tem certeza de que não vai ter coragem de levantar da cama, ou se tem compromisso e não sabe se vai ter tempo de postar, é aconselhável que prepare o post alguns dias antes e deixe-o guardado no computador, no dia de postar é só copiar tudo e colocar no blog, você nem vai ter o trabalho de ficar digitando! O blogger tem uma opção onde as blogueiras, podem programar o post para a data e hora que quiserem, é bem fácil e poupa bastante tempo.
Outra coisa que as vezes parece chato, mas na verdade faz muita diferença, são os comentários das leitoras. É sempre bom saber a opinião de quem lê, até porque se elas não gostam de determinado assunto, você precisa estar sabendo para mudar aquilo. E também é uma forma de te deixar ainda mais satisfeita, porque além do número de visitas aumentar, você percebe que depois de tantas horas preparando um post, valeu a pena porque tal leitora comentou. Sem contar que isso pode te render muitas parcerias, e facilita na hora de sortear alguma coisa para seus seguidores, uma vez que empresas conhecidas, podem distribuir produtos para que você divulgue no seu blog, se perceberem que ele tem bastante acessos diários! Isso ajuda na divulgação do produto dessa empresa, e você acaba ganhando mais leitoras por consequencia desse possível sorteio. Mas isso tudo depende dos comentários!

E é isso meninas, espero ter ajudado futuras blogueiras; e se depois de todas essas dicas te deu vontade de fazer um blog, não esquece de deixar o link aqui viu? Eu vou adorar te visitar!
Agradeço a Jéssica, leitora e amiga minha que sugeriu esse post. E se você quer ler sobre determinado assunto aqui no blog, é só me mandar por twitter (@marinobre_), ou clicar aqui e me mandar um email com a sua sugestão! Farei todo o possível para atender seu pedido, e não esqueçam de comentar hein? xoxo :*

6 comentários:

  1. uau, obrigada gatinha!
    agora posso fazer um Blog a altura! UIASUIAHSUIAHSUIAHSUIAHSAUIHS'

    perfeito s2

    ResponderExcluir
  2. Ah que linda você Mari, atendeu aos meus pedidos *-*

    Eu simplesmente amei o post, procurei em vários outros blogs, sempre achei incompleto ou faltando aquele item "especial", o que com toda a certeza eu encontrei aqui. Me ajudou BASTANTE. To com muita vontade de fazer um blog, e ao mesmo tempo também me abriu os olhos sobre "a preguiça", sou bem dessas. Não sabia também dessa opção de programar postagens do blogger, realmente vai ajudar. Tem dias que dá vontade de postar tanto, e outros que você nem posta nada, ai você pode deixar uns pro outro dia (fica uma dica pra vocês).

    Obrigada esposa, realmente tá lindo o post, com bastante informação e tudo o que é preciso. Cada dia seu blog me surpreende mais.

    E não é porque eu não comento sempre (a preguiça sabe) que eu não esteja lendo. Estou sempre aqui viu?

    Te amoooo <3

    ResponderExcluir
  3. Com certeza essas dicas ajudará muita gente *-* Minha best além de cantora, criativa, comprometida com o que faz, escritora, maquiadora (e outras qualidades a mais) ainda é uma ótima professora *O* HAHA

    ResponderExcluir
  4. De nada mandy, eu que agradeço! uahsuahs.

    -

    Oi Jeeh, claro que atend seu pedido, nada mais justo já que mesmo sem comentar você acompanha o blog né? Espero mesmo que você faça um blog e se comprometa com ele, ser blogueira é bem legal! Tambem amo você.

    -

    E você como sempre me bajulando né? uhsuahs Tks baby!

    ResponderExcluir
  5. A pessoa que me deu o empurram mais importante para o meu Blog #Loucamente Equilibrada

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...